Diagnóstico com Scanner

DIAGNÓSTICO COM SCANNER

Como é Realizado:

  • Conexão do Scanner
    O scanner é conectado ao conector de diagnóstico do veículo (geralmente padrão OBD ou OBD-II), que fica embaixo do painel.

  • Leitura de Códigos de Falha (DTCs)
    O scanner acessa a central eletrônica (ECU) e lê os códigos de falha armazenados.

    Cada código aponta para uma área específica do problema (ex: falha de ignição, sensor com defeito, mistura errada, etc.).

  • Visualização de Dados em Tempo Real
    O scanner permite acompanhar informações de sensores e atuadores em funcionamento, como rotação do motor, temperatura da água, posição da borboleta, pressão do coletor, leitura da sonda lambda, entre outros.

  • Teste de Atuadores
    Com o scanner, o técnico pode acionar componentes como bomba de combustível, eletroventilador, injetores, corpo de borboleta, para testar se estão funcionando corretamente.

  • Apagamento de Códigos de Falha
    Depois do reparo, é possível apagar os códigos antigos e monitorar se eles voltam a aparecer.

  • Reprogramação e Adaptações (em alguns modelos)
    Em veículos mais avançados, o scanner também pode reprogramar módulos, ajustar sensores e resetar parâmetros aprendidos pela ECU.

 

Para que Serve:

  • Identificar rapidamente problemas eletrônicos e mecânicos no motor, câmbio automático, ABS, airbag e outros sistemas eletrônicos.

  • Agilizar o diagnóstico, evitando desmontagem desnecessária.

  • Confirmar reparos feitos, garantindo que o problema foi realmente solucionado.

  • Evitar substituição errada de peças, focando exatamente onde está o defeito.

  • Reduzir o tempo de manutenção e aumentar a eficiência do serviço.

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